Como Empobrecer a População e Enriquecer os Bancos.

By
Como empobrecer a população e enriquecer os bancos

O Governo Federal vem tomando medidas que tornam os cidadãos cada dia mais pobres, porém o discurso é que nunca houve na história desse país um governo que tenha tirado mais gente da miséria.

Antes da era PT no Governo Federal a população aposentada vivia com um salário-mínimo que recebia a título de aposentadoria ou pensão. Para que os bancos aumentassem seus lucros foi criado o sistema de consignação que levou os aposentados e pensionistas a entregarem 30% da sua renda. Um grande contingente de idosos, na sua maioria, passou a viver com um valor correspondente a 70% do salário-mínimo.

O dinheiro emprestado pelos bancos evaporou-se nas mãos dos aposentados e pensionistas, não houve nenhum tipo de investimento que lhes proporcionasse alguma melhoria de vida. Com o aperto da renda, causado pelas prestações dos empréstimos, criou-se um círculo em que os contratos são reformados sempre que o salário-mínimo é aumentado e as parcelas são lançadas para o futuro.

Agora o Governo emitiu a Medida Provisória 719 em que autoriza os bancos a emprestarem um valor correspondente a 10% do saldo do FGTS que o trabalhador tiver. Caso ocorra a rescisão do contrato de trabalho sem justa causa o banco poderá pegar esse valor e mais o que for preciso até o limite da multa rescisória de 40%. Com essa medida mais um grande contingente de trabalhadores vai pegar empréstimo, gastar, e quando for demitido, probabilidade maior a cada dia, terá um valor menor a receber do FGTS, que deveria ser usado para sobreviver durante o tempo que ficasse sem emprego.

O Governo estima em 17 bilhões o valor que os bancos irão emprestar nessa nova modalidade. Esse tipo de empréstimos proporciona ganhos enormes aos bancos, pois o risco é mínimo e a taxa cobrada é sempre muito alta. A situação econômica do País vai ficar precária durante muitos anos e os governos futuros terão muito trabalho para reverter essa situação.

Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópias não permitidas www.blogdocatarino.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ela é muito importante para nosso trabalho.

Popular Posts